sábado, 21 de maio de 2011

Carta para alguém que não soube amar

Janeiro de 2001.

Olá... Você deve estar surpreso ao receber esta carta, mas talvez esta seja a última vez que lhe escrevo. Você não sabe a dor que eu estou sentindo agora, o nó que está em minha garganta e como é ruim saber que algo que foi tão bom parece ter chegado ao fim. Resolvi escrever porque existem coisas que não consigo falar, elas não saem da maneira desejada, isso porque meu jeito é assim, não falo muitas coisas necessárias por medo da verdade. Porém, hoje eu sinto que há muito a ser dito.
A verdade é essa: me magoei muito com você. Passei coisas que você nem imagina, abri mão de outras mais, ouvi palavras que me deixaram super para baixo... mas enfrentei tudo para ficar com você, porque eu te amei. E até que tivemos alguns momentos juntos, e cada vez mais eu gostava de você. Foi crescendo em mim um sentimento puro, mas tão forte, sem cobranças. Um amor que você não soube dar valor.
Eu só queria saber por que você fez com que eu me apaixonasse se era tudo uma fantasia. Por que me conquistou se era tudo uma ilusão?
O coração de uma mulher é algo muito complexo. Para entrar nele é preciso, antes de tudo, despertar emoções e encantos. Para sair dele é bem difícil, pois o amor não é um sentimento passageiro, como a paixão. O amor é verdadeiro, brincar com ele é como brincar com a própria vida. E você andou brincando com o meu coração, com o meu amor, e, no final dessa história, alguém sempre se machuca. Nesse caso, quem se machucou fui eu.
Não vou negar que os momentos que tive com você foram maravilhosos. Acho que foram os mais felizes que passei ao lado de alguém. Mas, de que adianta eu estar com você numa hora, enquanto as outras vinte e três horas do dia você não está comigo? Você acha que é prazeroso ver a pessoa que se ama com alguém que não seja você? Acha que o meu sorriso é verdadeiro nessa hora? Eu até tento disfarçar, mas só depois, sozinha, é que posso desabafar.
Olhe, eu já chorei muito por sua causa. Algumas vezes era de saudade mesmo, mas as piores lágrimas da minha vida foram as da decepção. E essa foi a segunda vez que chorei por ter me decepcionado com você. Mas eu já prometi a mim mesma que nenhuma lágrima mais vai cair dos meus olhos por você. Sabe por quê? Porque você não sabe o quanto vale cada uma dessas lágrimas. E para que chorar se você nunca mereceu uma prova de amor como essa?
Eu tenho tantas dúvidas, tantas coisas que eu queria saber. Por exemplo: por que você falava de um jeito e agia de outro? Afinal, por que você me chamou para passar o Réveillon com você, se não me deu a mínima atenção? Para que falar “eu te amo”, se era tudo da boca para fora?
 Uma vez você me falou que eu só escrevia que te amava e que nunca falava. No entanto, eu te amei de verdade. Enquanto você falava “eu te amo” sem nunca ter sentido isso por mim. Mas o erro foi meu em ter acreditado em suas palavras. Uma mulher apaixonada se ilude tão facilmente. Só se dá conta das burradas que faz quando cai do cavalo.
Quando a gente ama, quer o bem da pessoa amada, não quer vê-la sofrer, chorar. Mas você nunca se importou comigo. Para você o que importava era que quando estivesse a fim de ficar comigo, eu estar a sua disposição. A gente quando gosta de alguém é mesmo burra e cega. Não vê os erros que comete, não ouve os conselhos das pessoas amigas.
Eu não quero mais sofrer, por isso, vou tentar te esquecer. Sei que não será fácil, afinal, como já disse, o amor é difícil de sair do coração. Mas eu vou conseguir, porque só assim poderei ser feliz. Não quero mais ficar esperando cartas e telefonemas que nunca vêm, tendo expectativas de um reencontro que foi ao contrário de tudo o que pensei.
Quero um homem para mim. Um que se contente com uma mulher apenas. Alguém que saiba me conquistar a cada dia com carinho, atenção e respeito. Desejo um homem, não alguém que vive tentando aumentar sua autoestima pisando nas pessoas que o amam.
Sabe, eu descobri muitas coisas novas com você, coisas boas e coisas ruins. Poderia até ter descoberto mais, porque eu confiava em você. Quando a gente estava junto, eu não pensava no que era certo ou errado. Eu só pensava em como era bom estarmos juntos e não queria que o tempo passasse.
É triste, mas cheguei à conclusão que você só estava comigo por ficar mesmo. Que tudo que você me falou era mentira, mentiras que deve dizer para todas as suas conquistas diárias. E quando cheguei a essa conclusão, me senti tão pequena, por ter acreditado, fantasiado algo que nunca viria a acontecer.
Estou muito magoada para dizer que não tenho raiva de você. Mas espero que toda essa mágoa passe e que eu lembre apenas dos bons momentos que passamos. Quero dar um basta em tanta tristeza e seguir a minha vida. Sei que vai ser duro no início, mas eu vou conseguir me acostumar.
Juro que não amei ninguém na minha vida como eu amo você. Só que eu devo desistir desse amor que, em vez de me deixar feliz, me deixa cada dia mais triste. Triste porque nunca poderei ter o amor de alguém que não ama ninguém. Alguém muito especial, mas ainda muito imaturo e egoísta, que não pensa nos males que causa a quem o ama.
Não quero fazer o papel de vítima dessa história, até porque não fui obrigada a entrar nela. Só quero que saiba o que estou sentindo para não fazer isso com mais ninguém. Porque o que estou sentindo eu não desejo nem para a pior pessoa do planeta.
Entrarão muitas pessoas na sua vida, eu sei. Mas eu sei mais ainda que é impossível outra te amar como eu. Desejo que você seja feliz , ainda que não seja comigo. E outra coisa, mesmo que eu fique com outro alguém , nunca vou deixar de pensar em você, porque, apesar de todo o sofrimento, é impossível esquecer um grande amor. O primeiro e único amor.
Não sei se você vai querer me falar algo, é uma decisão sua. Você sabe meu telefone e onde moro. Uma palavra sua seria importante para mim, mesmo que seja a última. E saiba que quando precisar de mim, não hesite em me procurar, como amigo. Não agora, pois preciso de um tempo para mim, mas daqui a um tempo. Nunca fui de guardar rancor de ninguém.
Olha, se você não é capaz de fazer alguém feliz, ao menos não deixe que ela sofra, não deixe que ela perca a esperança e a alegria. Quando se faz isso é melhor que se perca a vida, pois viver sem alegria é apenas sobreviver.
Felicidades para você. Ainda te amo, mas não posso mais te amar. Te quero, mas não devo te querer. Vou lutar contra mim mesma nesta batalha para te tirar da minha vida. E, se for o destino, nos encontraremos novamente para continuarmos nossa história e, quem sabe, sermos felizes.
Mas sei que não te esquecerei. Nunca.

Alguém que amou muito.  E sofreu por isso.


 P.S.: Esta carta eu encontrei quando fazia uma faxina em casa... foi escrita há 10 anos por mim. Em um momento crucial de minha vida: quando deixei de viver à sombra de alguém e resolvi criar a minha própria história.  

19 comentários:

  1. Menina, o que foi isso? Quando a gente relembra as lágrimas que derramou por CERTAS pessoas, a gente percebe o quão tolas fomos. A paixão cega e faz pensar que o que sentimos é amor...
    Fátima

    ResponderExcluir
  2. Querida que Cantinho gostoso, o Muryel sempre fala muito de todos vcs dai... te seguindo... ah! Eu e ele estamos fazendo um Blog p/ meu pai e vamos linkar o seu lá... bjs e um bom fim de domingo...
    http://mutatismutandisfiorentino.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Q pena q vim ver isso agora,,mas vc parece q tirou cada palavra dessa da minha mente,,,
    quem realmente sabe o q é amar ,,,nunka vai perder alguém por q quer...mas essa carta me deixou comovida,,,sem entender por passamos tanto por alguém q não nos ama ,,,,

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida tenho um história parecida com a sua.Tentei reviver este amor só tive decepção agora só me resta as lembrança desse amor.Isso doe muito ainda.Bjs

    ResponderExcluir
  5. Essa história se parece muito com a que estou vivendo. Sei que vou conseguir vencer essa dor, mas não é nada fácil. É muito ruim ser iludida. Não o culpo, pois foi minha decisão abrir meu coração para a pessoa errada. Enfim, faz parte da vida essas experiências. Muito linda sua carta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa historia estou vivendo quais igual mais eu vou superar isso com fé em Deus

      Excluir
  6. Como postei antes estou passando por uma situação igualzinha. Queria saber se vc superou, se conseguiu encontrar um novo amor. Eu acho que não vou encontrar. Minha quota de lágrimas esgotou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No início parece que não vamos superar, mas podemos, sim, dar a volta por cima! Demorou um pouco, mas eu consegui me libertar. Hoje estou super bem, encontrei outra pessoa, tenho uma família linda com duas filhas! Tenha fé em si mesma que tudo vai mudar para melhor!

      Excluir
  7. Bem asim a minha vida to passando exatamente isso

    ResponderExcluir
  8. Eu tanbem estou vivendo uma vida assim mas fé em deus tudo um dia vai passar a final tudo acontece so enquando a gente quer 😘😘

    ResponderExcluir
  9. Estou passando por isso hoje. Não aguento mais insistir, perdoa e fazer tudo de errado de novo. Hoje eu estou acordada quase três dá manhã porque eu não consigo dormir. Meu coração está em pedaços. Não consigo parar de chorar. Queria poder mandar uma mensagem pra ele poder chamar ele de corvade. Por que é isso que ele é. A pessoa que desperta em você um amor que ele nunca sentiu. Enfim eu tenho que fé que eu vou conseguir superar isso. Já fui decepcionada outras vezes e estou aqui superei. Mais é que só queria muito que dessa vez fosse verdadeiro que vinhesse pra ficar.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito pq parece realmente com que está acontecido comigo ...obg

    ResponderExcluir
  11. Poxa amar e uma coisa tão complicada que o diga eu que também to nessa viu amar alguem que num ta nem ai pra você só lembrar que voc~e existe na hora da necessidade,queria encontrar alguem de verdade e não mais esses amores de faz de conta.

    ResponderExcluir
  12. Bom texto. Reparem como sempre passamos pela mesma coisa rsss discordo completamente da parte de manter a amizade, pois amigo é pessoa de confiança jamais quero um fura olho traidor na minha vida, tem q excluir para sempre sem ficar se perguntando ou se culpando buscando respostas para uma atitude covarde e premeditada com a pior das intenções. O que quero dizer e que devemos nos posicionar e ver claramente q tudo acabou, nao tem volta e a pessoa se foi da nossa vida para sempre. Outra, esquecemos SIM! Paramos d sofrer e lamentar etc... Apesar da dor e todas as fases de luto q passamos

    ResponderExcluir
  13. Não é facil tbm fui abandonada faz 5 anos e ainda sinto mágoas revolta conseguir subir alguns degraus na minha vida mais isso fico e nao sai
    Nao pq me abandonou é o amor que sentir nunca conseguir amar outra vez
    Dei o desprezo pra ele mais tbm levo comigo ate hoje

    ResponderExcluir
  14. Vc escreveu minha história.
    Me ajudou a tomar uma decisão.
    Obrigada!

    ResponderExcluir