sexta-feira, 15 de julho de 2011

Dia do homem?

Eu não conhecia essa data comemorativa... é nova?
Essa minha falta de informação deve ser porque sou assim, meio aluada, por fora das novidades. Fiquei surpresa ao me deparar com esse dado em uma vitrine de loja e parei para pensar... será que a data tem objetivos consumistas?
Fui pesquisar desde quando havia essa homenagem e o porquê.
Descobri que 15 de julho é o dia nacional do homem, ou seja, é a data do Brasil. O seu dia internacional é o 19 de novembro, e vem sendo comemorado desde 1999.

No site Wikipédia, vi que entre os objetivos que circundam esse evento destacam-se a busca pela melhoria da saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), uma melhor relação e promoção à igualdade entre gêneros e certo destaque aos papéis positivos desempenhados pelos homens.
É. O homem precisa mesmo de um dia dedicado a ele para refletir sobre sua saúde. É pena que seja preciso a criação dessa data comemorativa para ele pensar no lado físico, mental, afetivo e (por que não?) social de sua vida.
Também é lamentável estar conectada nas redes sociais e me deparar com comentários como “eles não merecem uma data só para eles”, “os homens já reinam o ano todo”, “eles não fazem nada importante”... Essas falas apenas revelam o lado feminista de mulheres que, se deviam buscar uma igualdade e melhor relação entre gêneros, querem deveras elevar a autoimagem. Estar no topo. Essa é a intenção.

Achei louvável a ideia do Dia do Homem. Só não podemos nos deixar levar por finalidades estritamente capitalistas de consumismo exacerbado! Isso não!
Assim como a mulher, em 08 de março, o homem não necessita de presentes para afirmar a sua valia. Se uma pequena flor agrada à mulher, creio que uma mensagem de carinho, um beijo bem dado, um abraço apertado... a lembrança da importância do homem em nossa vida são gestos bem mais interessantes. E, com isso, ainda cuidamos de nosso planeta!
O homenageado pode ser o pai, o irmão, o namorado, o marido, o filho, o sobrinho, o amigo.... cada um com seu valor específico em nossa rotina. Eles precisam saber disso!
Se achamos ser o dever deles nos homenagear diariamente, não custa também fazer a nossa parte, não é?

Enfim, beijo a todos os homens (e alguns ‘hominhos’) os quais admiro, fazem parte de minha vida, me ensinaram algo de alguma forma e ajudaram a construir o meu “eu”:
Dinho, Lourinho, Clécio, Beto, Manoel Crispim, Maninho, Jorge, Fabinho, Gilvan, Josileno, Assis, Marcílio, Júnior, Pierre, Felipe, Caíque, Lucas, Gabriel, Juninho, João Victor, Pedro, Matheus, Fábio Jr., Miguel, Marcilinho, Bruno, Allisson, Lucian, Joselito, Márcio, Eduardo, Victor, Otacílio, Marcelão...



Fica aqui a minha homenagem a eles!

Je  les aime!!!!!!!

4 comentários:

  1. Amei as informações...tb não tinha conhecimento dessa data, até o chef Wellignton do programa "Sabor da Gente" falar. Não fui a fundo como vc...não tive o mesmo interesse.kkkkk. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Paixão muito legal adorei e vou te seguir, venha ver a homenagem que ganhei e fiz para esse dia, tenha um lindo fds, beijos !!!

    ResponderExcluir
  3. Legal mesmo minha amiga... cheguei atrasado kkkk... a montagem ficou muito boa.... e o texto minha amiga... MUUUUUUUUITO bom... também nem sabia, fiquei sabendo no dia e infelizmente não tive tempo de dar umas voltas pela blogosfera no "meu dia" hehehe.... gostei quando a querida escrevente citou a importância do mental, afetivo e (por que não?) social da vida de todo homem... Bejão... SAUDADES... amigos... Muryel & Sheila

    ResponderExcluir
  4. parabéns viu,,,cada palavra dessa vale um mundo,,pra mim,,,,e assino em baixo,,,essas pessoas q estão na foto,,,são extraordinárias..
    Q deus te abençoe,,e te ilumine...
    xer;;
    feliz dia do amigo

    ResponderExcluir